Foto: nenet.com.br/arlete-silvia/
ARLETE SYLVIA
( BRASIL – PARÁ )
Nasceu em Belém (PA), em 5 de julho.
Dipl. em Letras e música. Veio para Brasília em 1978. Funcionária do Ministério da Educação. Estudiosa de esperanto e de francês. Professora de música, cantora.
Colab. em periódicos. Pert. à Associação Nacional de Escritores e à Casa do Poeta Brasileiro/DF. Partic. das coletâneas As melhores poesias do século, 2002, Litteris; Coletânea candanga, 2008; 30 anos de poesia, 2008, Poebras; Selección de poesia contemporânea, 2010, Abrace; Selección de Poesia Contemporânea – lançada no Brasil e no Uruguai; Litera-Cidade VII e Litera-Cidade X (Belém-Pará); Galos da Academia – Academia de Letras de Brasília; Coletânea da Academia de Letras de Brasília; Antologia do Centro de Literatura do Exército e Forte Copacabana – Rio de Janeiro. Membro da Academia de Letras de Brasília, Academia de Letras e Música do Brasil, Academia Internacional de Cultura, Academia Brasileira de Honrarias ao Mérito, Ordem dos Músicos do Brasil, Sociedade Amigos do Catetinho (SACA) como membro fundador.
Comendadora, Diretora de Letras da Ac. de Let. e Mus. do Brasil. Participações no Encontro Internacional de Escritores (Montevidéo, 2011) e do X Encuentro Internacional de Escritoras (Panamá, 2012) 3eros Juegos Florales Del Siglo XXI (Montevidéo/XI Encontro Internacional de Escritoras, Brasília-DF, 2014. Bibl.: Um hino ao amor, 2006; Remini-rosas, 2009; Mistério do número 7, 2015.
COLETÂNEA 2020. Série Coletâneas da Academia. Brasília, DF: Academia de Letras de Brasília, 2020. 107 p.
Ex. biblioteca de Antonio Miranda
/www.soflor.com.br/produto/ipe-amarelo-sementes-handroanthus-serratifolius/
IPÊ AMARELO
Que lindo é o Ipê Amarelo!
Florescendo mês de agosto.
Ele é imponente em seu posto;
Já sabe que dizem que é belo.
Brasília tem muitas surpresas,
Ela é mesmo uma Nova Era.
Pois não espera a Primavera
Para mostrar suas belezas.
Depois de falar das Hortênsias,
Agora é o Ipê Amarelo.
Que encanta as residências.
Primavera se aproximando.
Enquanto pássaros festejam
Muitas flores estão brotando.
*
VEJA e LEIA outros poetas do PARÁ em nosso Portal:
http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/para/para.html
Página publicada em abril de 2024.
|